Início de returno ruim para a dupla FlaxFlu

No início do segundo turno do campeonato brasileiro, Flamengo e Fluminense perdem seus jogos e desperdiçam ótima oportunidade de chegar ainda mais perto do líder Internacional; o rubro-negro assumiria a liderança da competição enquanto que o tricolor estaria a um ponto da ponta da tabela.

A seguir os comentários de Atlético-MG 4x0 Flamengo e Fluminense 0x1 Grêmio com Alan Dalles e Luiz Cláudio Antonio:


FLAMENGO VAI A MINAS E VOLTA A PERDER PARA O GALO; DERROTA  APACACHANTE POR 4X0 COLOCA EM CHEQUE O TRABALHO DE DOMÈNEC TORRENT NO RUBRO NEGRO.



Tragédia anunciada

Em mais um domingo desastroso, o Flamengo volta a levar quatro gols, desta vez do Atlético-MG, no Mineirão. E mais uma vez, um sistema defensivo sem vergonha. O problema não é somente o zagueiro Gustavo Henrique. Na verdade, o “treineiro” do Flamengo não sabe montar defesa. Os zagueiros ficam expostos aos atacantes adversários o jogo todo, além da cobertura dos laterais ser muito mal feita.

Início de jogo, o Flamengo no ataque (improdutivo), contra-ataque do time mineiro, gol de Sasha. Dois minutos depois, novo contra-ataque, gol de Kenon. Para piorar, as jogadas pelas laterais não funcionavam e apenas Bruno Henrique levava algum perigo. Só para constar, Bruno Henrique não funciona jogando dessa forma. É preciso arranjar uma forma para que ele esteja na área para finalizar.

Começa o segundo tempo, Pedro cabeceia a bola na trave e Bruno Henrique, no rebote, perde gol incrível. Apesar da melhora na chegada ao gol do Atlético-MG, a defesa continua exposta, e o time de Minas marca mais duas vezes.

Finalmente, é preciso cobrar do “treineiro” desempenho do sistema defensivo. Na minha opinião (ninguém precisa concordar comigo, basta me dar razão) ele deveria ser o auxiliar e o auxiliar, o treinador.

Alan Dalles










FLUMINENSE JOGA MAL, PERDE PRO GRÊMIO E DEIXA O G4. TRICOLOR VÊ SUA INVENCILIBIDADE DE OITO JOGOS IR EMBORA.


É, o segundo turno do Fluminense começou da mesma forma que o primeiro, derrota de 1x0 para o Grêmio, ontem no Maracanã. Mais do que a perda da invencibilidade que durava oito partidas, o Flu perdeu uma excelente chance de em caso de vitória ultrapassar o Flamengo na tabela e colar no líder Internacional, ficando a apenas um pouco do time colocado. Mas não tem como vencer jogando tão mal como jogou ontem. Mesmo com maior posse de bola que o adversário o Flu não teve capacidade para criar jogadas de gol que pudesse dar trabalho ao goleiro Paulo Victor, o time finalizou muito menos que o adversário e deu vários contra-ataques pro time do Grêmio, muito em função de erros grotescos de passe.

Não entendi a escalação do Odair Hellmann. Sem poder contar com o Nenê ele preferiu deixar o Ganso no banco, centralizou o Michel Araujo pra fazer o papel de meia armador, abriu Caio Paulista e Wellington Silva pelas pontas e colocou o Fred de homem de área. Mesmo em má fase era pro Ganso entrar de cara. O Araujo não se adptou na função, foi muito discreto em campo e acabou saindo do time para a entrada do camisa 10 na segunda etapa, poderia ter ficado no campo atuando como meia pelo lado, onde vinha atuando e bem nos últimos jogos. Por isso e com toda razão a torcida pega no pé do Odair, ele as vezes toma umas decisões que não dá para entender...

No jogo, o Grêmio foi o time que levou perigo primeiro, com uma cabeçada do Churín que explodiu no travessão. O Flu tentou responder com Hudson que recebeu na área, girou mas bateu nas mãos de Paulo Victor.

O Flu tentava manter a posse da bola no campo de ataque e até que conseguia, mas cada erro de passe proporcionava um contra-ataque rápido do time do Grêmio, fazendo a defesa tricolor ter bastante trabalho. E foi num erro de passe lá no campo de ataque que o Grêmio no contra golpe chegou ao único gol da partida: Luiz Fernando parte em velocidade para o campo tricolor, deu o passe pro Churin que bateu cruzado para o Pepê escorar pro gol vazio: Gremio 1x0 aos 27 minutos.

Dodi em um jogada individual arrisca de longe e a bola passa raspando a trave. E Fred cabeceia após escanteio cobrado, obrigando Paulo Victor a uma grande defesa. Essas foram as duas oportunidades de gol criadas pelo Flu no primeiro tempo.

Pra segunda etapa Odair fez duas mudanças: saíram Michel Araujo e Caio Paulista, entraram Ganso e Marcos Paulo. Renato Gaúcho resolveu poupar o artilheiro da partida, então Pepê deu lugar ao Everton. As mudanças não surtiram efeitos para o Flu e o Grêmio continuava na sua proposta de dar a bola pro Fluminense e buscar o contra-ataque. Sem sucesso, Odair resolveu mexer de novo, colocando Felippe Cardoso, Luiz Henrique e Lucca, nas vagas de Fred, Wellington Silva e Hudson, mas o time tricolor só foi chutar pela primeira vez aos 36 minutos, com Felippe Cardoso. E a outra oportunidade foi com o Lucca, já nos acréscimos, após boa jogada do Marcos Paulo que cruzou para o camisa 7 tentar um voleio mas a bola foi fraca e parou nas mãos de Paulo Victor. Já o Grêmio levou muito perigo ao gol de Muriel principalmente depois da entrada do atacante Ferreira que deu um trabalho danado com suas arrancadas aliando velocidade e habilidade nos dribles.

E foi só isso: Fluminense 0x1 Grêmio. Após oito jogos o Flu volta a perder e freia um pouco esse bom momento do Tricolor Carioca. O time como sempre sente a falta de um meia criador de jogadas e atacantes de lado com habilidade e velocidade, como teve o Grêmio, Luiz Fernando no primeiro tempo e Ferreira na segunda etapa. O Flu tentou com Wellington Silva e Luiz Henrique, um em cada tempo, mas nada deu certo ontem. Poderia ficar a um ponto do líder mas agora está a quatro e pode até perder mais uma posição porque o Grêmio chegou a 30 pontos e tem um jogo a menos e o Flu parou nos 32. O campeonato está muito equilibrado e qualquer ponto desperdiçado fará muita falta na classificação final, o time pode até perder a vaga na Libertadores, que estava tão perto mas que agora segue bem ameaçada, até porque esse início de segundo turno é bem difícil, a tabela não foi generosa para o time tricolor, depois de Grêmio tem Palmeiras e Internacional fora de casa.

Como o coletivo não funcionou não tivemos destaques no time do Fluminense na partida de ontem. Os zagueiros tiveram muito trabalho com os atacantes rápidos do time do Grêmio, Muriel salvou o time numa bola em que o atacante Isaque entrou na cara do gol e ele conseguiu fechar o ângulo do garoto gremista. Barcelos foi um pouco melhor do que o lateral do outro lado, Igor Julião errava todo passe que tentava dar no campo de ataque, prejudicou bastante as ações ofensivas do time. Hudson e Dodi buscavam levar o time pra frente, se tivessem um pouco mais de habilidade talvez poderiam ser mais úteis a equipe. Michel Araujo de armador foi peça nula, mas seu substituto, o Ganso, conseguiu se sair ainda pior. O passe pro lado que muito endeusam por ser “produtivo” nem isso conseguiu acertar, foram vários erros em todo o tempo que ficou em campo. Wellington e Caio tentaram dar velocidade pelas pontas, não conseguiram, tampouco Luiz Henrique e Marcos Paulo. Fred teve apenas uma chance de gol em uma cabeçada no primeiro tempo e acabou o jogo sendo mais lembrado por uma discussão áspera com o Renato Gaúcho quando estava no banco reclamando da arbitragem. De Felippe Cardoso não tem muito o que falar, não sei ainda o que faz no time do Fluminense. E o Lucca poderia ter saído como o herói do jogo se tivesse colocado força no voleio que tentou fazer após jogada do Marcos Paulo, mas facilitou as coisas para o goleiro Paulo Victor.

Então é isso, perdemos a boa sequência invicta, mas teremos mais uma semana cheia para trabalhar os erros e concertar tudo já que no próximo sábado já tem outra pedreira, o desafio é contra o Palmeiras, no campo do adversário. Vamos ver se poderemos contar com o Nenê, que é o nosso homem gol, pelo menos com ele ainda temos alguma esperança de uma jogada perigosa, em cobrança de falta ou de escanteio, ou até de gol mesmo, porque é o único pé calibrado que temos nesse elenco.

Luiz Cláudio Antonio










PRÓXIMOS JOGOS:

Quarta, 11/11 - Copa do Brasil, quartas-de-final

Flamengo x São Paulo

Maracanã - 21:30


Sábado, 14/11 - Campeonato Brasileiro, 21ª rodada

Palmeiras x Fluminense

Allianz Parque - 21:30

Comentários